sexta-feira, 19 de abril de 2013

Sem Lamborguini, por favor!

          
Lembro de uma época em que o patrulhamento ostensivo da minha cidade era feito em blazers pretas, que foram compradas pelo governo do Estado em uma licitação pública. Na época, todo mundo achou um absurdo um investimento tão considerável em carros tão caros, para esta finalidade, sendo que muitas outras necessidades, além da segurança pública, precisavam ser atendidas com urgência.

Passada a polêmica da Licitação, recordo-me de como nos divertíamos vendo os policiais passando, dentro das caveronas, em alta velocidade - mesmo quando, aparentemente, não havia perseguições nem qualquer outra diligência – ou lentamente, como se estivessem em um desfile de modas pelas ruas, com os vidros abaixados, com as armas com canos enormes expostas para fora e apoiadas nas janelas, como se não coubessem dentro daqueles carros enormes. Pra fechar o coreto, lembro-me das caras de maus que os policiais faziam, supostamente bem ensaiadas em frente à TV e depois no espelho, observando atentamente o Capitão Nascimento. Acho que se sentiam como verdadeiros semideuses dirigindo um 'esportivo - utilitário'. (Dizem que o sonho de consumo de todo homem é um esportivo, de preferência uma ferrari, e uma mulher loira do lado).

Depois de algum tempo de muitos prejuízos com a falta de perícia dos condutores dessas belezinhas, a frota quase toda foi mudada, visando ao princípio da economicidade da gestão pública (?), mas ainda temos resquícios delas, para as operações táticas e operacionais da polícia, salvo engano.

Agora li uma notícia e fiquei a me perguntar o que a nossa polícia faria, com as devidas exceções, se ao invés de Blazers, tivesse em suas mãos Lamborghinis Aventador (clica aqui pra ver que coisa mais linda, mais cheia de graça), que atinge a velocidade de até 349 km/h, igual as que os patrulheiros da Polícia de Dubai usam. Ai, meu Deus! quero nem pensar o que eles fariam nessas máquinas dos sonhos!

Um comentário: