segunda-feira, 30 de maio de 2011

Extra, extra, extra: as redes sociais estão nos dissocializando!


Conversando com amigos, num restaurante, discutíamos a respeito das redes sociais e a nossa relação com elas. Um dos presentes levantou um questionamento interessante, fruto de uma boa reflexão a respeito do tema: será que estas redes sociais não estão, na verdade, nos dissocializando? Ele prosseguiu dizendo que existem tantas redes, que simplesmente o encontro com amigos não é mais tão interessante e cheio de novidades como nos tempos de outrora. Verdade!Fiquei um tanto intrigada com esta colocação e me pus a refletir a respeito, como sempre faço quando algo me chama atenção.
Quando resolvi criar este blog - e pedi ajuda a meu grande amigo Rildo- a pouco mais de três meses, pensei inicialmente em atender aos pedidos de alguns amigos, que insistiam que eu tinha um certo 'talento pra escrever' ou pra comédia( não se sabe) e que eu precisava contar isso pro mundo. Eu não acho nada disso, mas tá valendo. Atendendo a pedidos, criei meu placadeneon,meu recém nascido blog, mas confesso que o que menos pensei foi no 'meu talento', e sim em tornar minha vida mais prática contando, de uma só vez, o que me acontece no dia-a dia, e aproveitando pra criar meus textos prolixos e ilógicos, que tamo gosto.
A ideia parecia perfeita: se eu criasse um blog meus amigos e demais seguidores me fariam visitas virtuais e se atualizariam a meu respeito e eu não precisaria repetir a mesma história várias vezes, no mesmo dia, como fazia a bem pouco tempo atrás. É... realmente há uma praticidade em tudo isso, mas há também muitas perdas, no final: perda do contato visual, das ligações no final do dia ou no fim-de-semana, dos encontros no shopping pra comer bobagens -que-nossas-mães-não-fazem e falar da vida alheia ( bom demais!). Perde-se também aqueles abraços apertados e calorosos, guardados a tanto tempo, e a cara de surpresa de encontrar o outro diferente. Enfim, aquele encontro com a turma dos tempos do colégio, da universidade e do primeiro emprego não tem mais a mesma emoção, pois já sabemos como eles estão pelas redes sociais. Não existe mais 'o fofoqueiro', que passava as informações mais quentes, pra todo mundo, esses não devem estar se adaptando aos novos tempos mesmo. As informações são atualiadas diariamente, às vezes, até em menos tempo que um dia e estão publicadas na rede mundial para quem quiser ver e nós vemos, curiamos, fuçamos e...encontramos tudo!
Funciona mais ou menos assim: pelo msn e twitter sabemos, através de frases curtas ,se nossos amigos estão bem ou não. Pelo orkut e face quando é o aniversário de cada um, como está o novo visual, se está namorando, se casou, se se separou, se têm filhos ou mudou de time.Claro que dar pra saber mais coisas por estas páginas e fazemos questão de darmos o máximo de informações para mostrarmos para todos que ESTAMOS BEM, ou pelo menos melhor que naqueles outros tempos. Mostramos nossas viagens internacionais, nossa aprovação num concurso,(quem diria, hein?) ,que encontramos a tal alma gêmia(ninguém acreditava...óoo!), que compramos aquela hillux ou corola, hein? O que não queremos mostrar, não falamos e tudo fica resolvido: o que não está na rede, não aconteceu e ninguém precisa saber.
As redes sociais não são tão más assim, sabia? elas são também um forte auxílio quando o assunto é paquera e as suas armadilhas. Atualmente, vasculhamos a vida de um ser humano e em segundos descobrimos quem foram seus ancestrais, se tem 'alguém' na área, se tem nome no SPC... enfim, é feito todo um levantamento da 'ficha criminal' do(a) meliante antes que tenha chance de cometer uma palhaçada e repetir o número do desaparecimento(clássico!).
Alguns códigos, inclusive, já foram estabelecidos pelos usuários ao longo do tempo: se o(a) sujeito(a) não tiver página virtual alguma, é um péssimo sinal: quer esconder algo.( quem sabe um casamento, um relacionamento com uma psicopata ou algo do gênero). Se o msn for do tipo solteiro(a)@hotmail.com, não tem jeito: é cilada! Estamos nos tornando verdadeiros "CSI" com estas redes e isso é bom pra quem pleiteia uma vaga numa Polícia Federal ou Abin da vida.(Fica a dica!)

Concluindo: gostaria de salientar que o que tinha a finalidade de nos aproximar, está nos afastando.Tá errado isso, gente! Não quero que meus amigos saibam de mim por uma tela de pc ,apenas. Quero abraços apertados e demorados quando os encontrar, quero ligações ao fim do dia ou da semana, quero que liguem também no meu aniversário e me digam que estão com saudade e que precisam me ver para matá- la. Tudo bem que eu sou uma blogueira, mas se o preço pra ter todo esse chamego de volta é exterminar com as minhas redes sociais...vou pensar seriamente.


Geovana Azevedo

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o Post!! nos ultimos meses naum estou em nenhuma rede social, e ja estou colhendo os frutos da resocialização carnal com as pessoas!! nada de fotos no orkut, nada de papos rapidos etc etc etc....

    ResponderExcluir