quarta-feira, 11 de maio de 2011

O que querem os homens teresinenses, hein?

Nessa semana li dois textos, de autores piauienses, Juliana e Rafael, que me chamaram bastante atenção e me motivaram a escrever algumas coisas a respeito, pois ambos tratavam de um assunto que a muito me aturdia: o descaso dos homens teresinenses em relação às mulheres, também, teresinenses. Os textos foram muito bem produzidos, inclusive um deles não é tão recente, data de 2008, o outro é mais...hodierno, embora ache essa palavra cafona, e o encontrei, por acaso, numa rede social. Bem, não quero aqui propor uma pesquisa científica pra ratificar esse fato empírico que todas as mulheres teresinenses já sabem, quero apenas bater um papo a respeito desse problema que toma proporções cada vez mais consideráveis.

Claro que todas as mulheres teresinenses e solteiras já pararam e se perguntaram: qual será o meu problema?Como nordestina e filha de nordestina,e creio que com muitas meninas acontece isso, aprendi muito cedo que algumas conquistas na vida eram imprescindíveis antes de enveredar pelos caminhos do coração. Minha querida mãe me ensinou que o certo e o que eu deveria fazer, porque é assim e pronto, era estudar e me esforçar ao máximo para ser a melhor aluna, depois passar no vestibular, de primeira, e ser a melhor no que eu escolhi( mesmo não sendo medicina ou direito), passar num concurso e logo depois casar com um cara de bem. Bom, devo confessar que queimei algumas etapas, digamos assim, mas o fato é que agora concluí todo esse percurso 'determinado' pelos meus pais, e aceito por mim, e o 'tal cara de bem' que deveria estar no podium, como num Grande Prêmio de fórmula 1, ainda não apareceu para estourar uma enorme garrafa de champanhe comigo.O que me leva a concluir que o problema não está comigo.

Pensando a respeito do que levantaram os autores, veio a constatação: nós mulheres teresinenses temos que ler menos livros de autoajuda e menos Veríssimo. Não, não tenho nada contra o cara, gosto muito das suas elucubrações, resultantes de muita observação do cotidiano,isso me fascina. Acho,apenas,que algumas mulheres teresinenses, e posso estar inconscientemente incluída nessa amostragem, fizeram de sua “Impontualidade do amor” o seu próprio hino, como se tivessem tatuado em suas mentes, lá no Pedin Tatoo, que a qualquer hora, em qualquer lugar o 'cara de bem' irá se materializar, como num passe de mágicas, e levá-la num cavalo branco para um reino 'Tão Tão Distante'. Não, gente! Mil vezes, não! Rafael, advogado teresinense, disse, sabiamente, no seu contra-argumento em relação ao texto de Juliana, que se engana quem acha que vai encontrar seu grande amor em lugares como 'A Fazenda ou boites e pagodes da vida'. Rafael tem toda razão. Eu, que tenho essa veia de pesquisadora, vivo fazendo pesquisas antropológicas que nenhum instituto de pesquisa de qualidade e vergonha se interessaria, a muito percebi isso, também. “Nada misturado com coisa nenhuma”, no bom e sonoro piauiês: é isso que os homens teresinenses querem com as mulheres teresinenses e solteiras. Não adianta se iludir. Claro que esse texto está fedendo a críticas do tipo que me acusam logo de lesbianismo. Nada contra, mas adianto logo que sonho com algo do tipo uma casa com cerquinha branca, arvorezinha, marido, filhos e cachorros. Só pra constar!

Então, há ou não motivos para desespero das mulheres? Não! Vale lembrar que temos,ainda, 25 estados e um DF e o restante do mundo, ora. Tenho uma amiga que já percebeu isso e decidiu começar a fazer concursos pra fora do estado, olha só que estrategista!

Bom, eu continuo a favor de que a mulher tem que se comportar como uma verdadeira mulher, de fato. Tudo bem que não dar pra esperar ser cortejada em casa, como nos tempos de outrora(costumo até dizer pra minha mãe que o único cara, de fora da família e que não seja amigo, que entra em nossa casa é o cara do gás e o que mede a energia), mas dá pra se comportar direitinho quando sair para a noite. Li recentemente um livro de Steve Harvey chamado Comporte-se como uma dama, pense como um homem: o que eles realmente pensam sobre amor, intimidade e compromisso”. O livro é um verdadeiro manual para qualquer mulher ter na cabeceira da cama. Não é um livro de auto-ajuda, é mais um "tapa-na-cara" das meninas, nos instigando a trazer a tona valores importantes. É extremamente interessante e escrito por um homem,o que dá ainda mais credibilidade para tratar de assuntos do universo masculino, coisas que nós mulheres, desconhecemos por completo, mas achamos que somos sumidades no assunto. O autor, a todo tempo, faz menção ao comportamento das mulheres e nos lembra de não esquecer a nossa essência, nossa pureza(?) a muito esquecida com a conquista da igualdade de inúmeros direitos que nos torna cada vez 'mais macho que muito homem'. O mesmo autor fez uma pesquisa com um número considerável de homens e a mesma comprovou que mais de 90% deles jamais casaria com mulheres que bebem e fumam desregradamente, pois entendem que estas mulheres não saberiam conduzir uma família e teriam uma vida desregrada, sem preocupações com a saúde de seus filhos e maridos. Então, chegar numa festa comportando-se como um homem, bebendo e fumando com uma desesperada,para chamar atenção ou coisa do tipo, definitivamente, não é uma boa estratégia para quem ainda deseja encontrar a tal tampa da panela, ou da frigideira.

Bom, finalizando esta que chamei de crônica tupiniquim, pois não sou autora com méritos articulistas, gostaria de dizer que continuo careta como meus pais me ensinaram a ser e , mesmo perto de balzakiar, permaneceria assim. Há de exigir alguém que valorize pessoas assim como eu, mamãe que diz( e eu acredito, ora).E se o preço a pagar por ser uma garota solteira em Teresina é ser uma garota solteira em Teresina, aceito de bom grado.





Geovana Azevedo


4 comentários:

  1. Em teresina tens uns mineiros gente boa, kkkk.
    Brincadeiras a parte, acredito que as mulheres devem perceber que para serem felizes não precisam de homens, mas se valorizarem e o companheiro ideal virá como recompensa natural.

    ResponderExcluir
  2. Cara Geo, creio não se tratar do que os homens teresinenses querem, mas sim, da época em que vivemos, pois "cada homem é mais parecido com sua época do que com seus pais" - provérbio árabe - são tempos diferentes, direitos iguais para homens e mulheres, emancipação feminina, etc... não há receitas mágicas para relacionamentos, o que há são fatores como sorte, coincidência, tentativas, erros e eventualmente alguns acertos e muita boa vontade em permanecer envolvido com alguem e fazer dar certo. Não há nada de errado com você (afinal de contas agora vc é economicamente viável ...rsrsrs - não resisti), e o que tiver de ser será.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkk, tá certo Rildo e Athos( te matooo!), de acordo. Obrigada, Allyson!

    ResponderExcluir