quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A arte de criar a Arte



A criação e representatividade artística contemporânea envolve uma multiplicidade de expressões e formas, como a Literatura, a pintura e a música, que permitem que o artista consiga transmitir uma mensagem singular ao público. A criação da arte deve estar ligada à impressão da autenticidade do artista e do ineditismo que deve existir em suas obras. O engajamento, fruto da interação do artista no meio em que está inserido, deve também ter um papel importante no processo criativo, uma vez que a arte continua formando e dividindo opiniões, o que a torna imprescindível para a evolução da sociedade moderna.
A Literatura como expressão da arte, sempre foi um meio fundamental para que escritores expusessem suas ideias e insatisfações. Victor Hugo,interpretou de forma rigorosa e por vezes revolucionária as transformações da Revolução Francesa na sociedade francesa; na pintura, tivemos as expressões de Picasso, que retratou a guerra espanhola, e de Cândido Portinari, artista plástico brasileiro, que pôs em tela questões sociais. Na música,  encontramos letras de compositores como Chico Buarque de Holanda e Caetano Veloso, artistas brasileiros, que compuseram músicas demonstrando indignação ao período de recessão vivenciado no país. Na atualidade, percebe-se também o eclodir de ritmos urbanos,como o “hip hop”, que retratam a vida das pessoas nas periferias e favelas.
A autenticidade é um fator importante a ser observado pelos artistas contemporâneos. A arte imitação predominou até o fim do século XVIII, jáa arte como expressão surge no século XX com a utilização de técnicas e a criatividade do artista.Detectar a autenticidade de uma obra hoje é tarefa menos complexa, pois os recursos tecnológicos nos auxiliam na identificação dos plágios ou cópias não autorizadas, aumentando assim o controle das obras produzidas. Além disso, a tecnologia veio auxiliar a democratização da arte, até então restrita a poucos, uma vez que na “internet”, é possível, por exemplo, acessar todos os corredores do Museu do Louvre, em Paris, e apreciar quadros clássicos como o de Monalisa, de Da Vinci.
O engajamento do artista diz respeito à  sua interação no meio em que está inserido. Tal interação é fundamental para prospectar os anseios da sociedade e transformá-los em expressão artística, dando voz à sociedade, das mais diversas formas. Recentemente, setenta escritores brasileiros prepararam um manifesto a ser apresentado na Feira de Frankfurt, na Alemanha, sobre a educação no Brasil. O manifesto tinha o propósito de dar visibilidade internacional a esta problemática.
Contudo, percebe-se que a arte é um importante veículo para contemplar e dar visibilidade aos anseios da sociedade, além de possibilitar que esta forme opinião a cerca de diversos temas propostos nas expressões artísticas, permitindo, desta forma, que formemos sujeitos ativos e implementadores de mudanças na sociedade contemporânea.

Dydja

Nenhum comentário:

Postar um comentário